Bolsa Família Bloqueado

Como a maior parte da população brasileira sabe, o Programa Bolsa Família visa ajudar as famílias que vivem em condição extremas de pobreza. Para que as famílias consigam receber o auxílio mensalmente, precisam seguir algumas regras, tais como respeitar os prazos, atualizar e revisar os dados periodicamente e algumas outras. Caso isso não aconteça, a assistência do programa procura a família que não seguiu qualquer uma dessas regras citadas, é bloqueada imediatamente e a família corre o risco até de ter o Bolsa Família Bloqueado. Isso é algo muito comum de acontecer e, na maioria das vezes, acaba assustando famílias que dependem dos benefícios do programa para suprirem suas necessidades básicas.

Bolsa Família Bloqueado

Bolsa Família Bloqueado

Evite ter o bolsa família bloqueado

A atualização dos dados fornecidos para o cadastro de uma família é necessária para que o benefício seja distribuído de forma justa. A falta dessa atualização dentro dos prazos estabelecidos é um dos principais motivos do bloqueio do benefício. Esse acontece quando uma análise de alguma regra não cumprida do Programa Bolsa Família se faz necessária. Mas não é apenas por esse motivo que o bloqueio ocorre, existem inúmeras explicações para esse fato, como, por exemplo, análise da renda per capita, verificação e atualização de dados dos componentes de uma determinada família. Enquanto o processo de análise ocorre, o benefício fica bloqueado e a família fica incapacitada de poder sacar os valores do bolsa família.

O que fazer nessa situação?

O primeiro passo do processo de desbloqueio do auxílio consiste em aguardar. Esse se faz necessário, pois a instituição governamental mandará uma carta informando a família do bloqueio do auxílio mensal e também do motivo pelo qual essa atitude foi decidida. Na carta ainda conterá a orientação que o beneficiário deve seguir tal qual como está lá, caso contrário não terá sucesso no desbloqueio do benefício. No entanto, se o usuário tem uma justificativa para o descumprimento de alguma regra, deve apresentá-la imediatamente como recurso no setor responsável pelo programa de seu município. No recurso é necessário conter a explicação para tal descumprimento ou a identificação de algum erro e por final, a solicitação do desbloqueio do auxílio.

Caso o usuário do programa fique com dúvidas em algo relacionado ao bloqueio do mesmo, recomenda-se a procura imediata pela pessoa responsável do setor encarregado pelo programa em seu município e solicitar que esteja junto na hora de verificar a situação atual de seu cadastro. Desse modo o beneficiário evita surpresas desagradáveis de saber que seu Bolsa Família 2017 tenha sido cancelado ou até mesmo cortado da noite para o dia.

É de suma importância que a família beneficiada lembre que após o bloqueio do benefício mensal deve procurar o setor encarregado pelo programa de seu município para que a situação seja regularizada em um prazo máximo de seis meses. Pelo contrário, você terá o bolsa família cancelado permanentemente.

Uma pergunta muito corriqueira de usuários com o benefício bloqueado é a seguinte: “Se o benefício está bloqueado, eu tenho direito de receber as parcelas referentes ao bloqueio?” O motivo que resultou o bloqueio se torna irrelevante nesse caso. Após regularizar sua situação, o usuário tem o direito de sacar no máximo três parcelas referentes ao total bloqueado.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Comments are closed.