CADÚNICO – Cadastro Único do Governo

Apesar de receber tantas críticas, especialmente dos políticos alinhados com a direita no Brasil, o Bolsa Família é um programa efetivo que já mostrou excelentes resultados no combate à fome no país. E não é um programa dado a qualquer um: existem critérios bem definidos, bem rígidos para participação no programa, que precisam ser respeitados por quem participa e mesmo por quem ainda deseja participar, e o principal deles é o Cadastro Único. Também conhecido como CADÚNICO, esse sistema é a estrutura de toda a distribuição do Bolsa família, e possui enorme importância para a seguridade social da população, e em seguida entenderemos porquê.

Cadastro Único CADÚNICO

Cadastro Único – CADÚNICO

O que é o CADÚNICO

CADÚNICO é, basicamente, o cadastro de informações sociais que reúne as informações de todos os beneficiados por programas sociais de distribuição de renda e de inclusão social, como é o caso do Bolsa Família, do Programa Bolsa Escola e da CNH Social. É através do Cadastro Único que o Governo consegue cruzar informações cruciais sobre a rendadas famílias, para saber quem merece e quem não tem direito a receber benefícios sociais como o Bolsa Família.

O controle do Cadastro Único fica nas mãos do Ministério do Desenvolvimento Social, que é o principal responsável pela distribuição dos benefícios sociais no Brasil. Para participar do Cadastro Único do Governo social, basta comparecer à secretaria de desenvolvimento social (ou de assistência social, dependendo do município), e realizar o cadastro. É necessário provar, através de documentos, as informações alegadas, como declaração de renda e de residência, além de boletins de rendimento escolar no caso de famílias que desejam ser beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

Outra forma de se cadastrar é através da visita de um assistente social à sua casa. Isso bode ocorrer principalmente no caso de membros que não tenham possibilidades físicas ou financeiras de se deslocar até à secretaria de assistência social da sua cidade.

Documentos para se cadastrar no Cadastro Único

Os documentos necessários para se cadastrar no CADÚNICO são os seguintes:

  • CPF e RG de todas as pessoas do grupo familiar;
  • Certidão de nascimento e de casamento de todas as pessoas do grupo familiar;
  • Documentação que prove o nível de renda da família – declaração de imposto de renda, ou declaração de isento, retirada no site da Receita Federal.

É preciso lembrar que só fazer o cadastro no CADÚNICO não garante a participação em nenhum programa social: depois de cadastrado, os dados do candidato a benefícios serão checados e passarão por uma triagem para garantir que não haja fraudes ou inconsistências na documentação.

Porque se cadastrar no CADÚNICO?

O cadastro no CADÚNICO permite a participação do beneficiário em diversos programas sociais, como o Bolsa Família e a CNH Social – a carteira de motorista gratuita para pessoas de baixa renda, tarifa social de energia, telefone social do Bolsa Família, PRONATEC, PETI, programa de cisternas para locais de seca, Pro-Jovem e carteira de idoso.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Comments are closed.