Cartão Bolsa Família


O cartão Bolsa Família foi criado com o intuito do usuário se identificar no programa e, acima de tudo, serve como meio para o usuário sacar seu benefício mensalmente. No cartão constam 13 números, onde os 11 primeiros correspondem ao número do NIS – Número de Identificação Social – além do nome do Responsável Familiar. Algumas perguntas sobre esse dispositivo utilizado para sacar os benefícios ocorrem constantemente, principalmente com pessoas recém cadastradas no programa, então, a partir disso, escrevemos esse artigo para usuários poderem tirar suas dúvidas em relação ao cartão Bolsa Família.

Cartão Bolsa Família

Cartão Bolsa Família

Como adquirir o cartão Bolsa Família

Para adquirir o cartão, é necessário que, primeiramente, o responsável familiar deve se cadastrar na Secretaria de Assistência Social do município o qual reside. Depois desse processo, o benefício é analisado e leva um tempo para ser concebido ou não. Caso seja concebido, a Caixa Econômica Federal emite e envia o cartão Bolsa Família ao destinatário através dos Correios. É necessário ter conhecimento que, em qualquer hipótese, atrasar, cobrar taxas ou vender tentar o cartão é expressamente proibido.

O prazo de entrega do cartão varia de 15 a 45 úteis. O usuário irá recebê-lo em sua residência. Enquanto não recebe o cartão, o beneficiário poderá sacar o valor de sua parcela através do guia de pagamento que pode ser emitido em qualquer agência da CAIXA, desde que esteja carregando consigo um documento com foto, carteira de trabalho, previdência social ou carteira do registro em órgão de classe, certidão de nascimento ou de casamento.

Como fazer a senha do Cartão Bolsa Família

Para cadastrar a senha do cartão, é necessário que o usuário se dirija a uma agência da CAIXA para realizar o cadastro da senha, pois o mesmo chega ao destinatário sem uma senha eletrônica. No momento de cadastrar a senha, o beneficiário deve estar portando a correspondência que veio junto com o cartão e um documento com foto. O cartão então é ativado e após isso, a senha eletrônica individual é cadastrada.

Como sacar o Bolsa Família

O usuário pode realizar o saque do benefício Bolsa Família portando o cartão nos seguintes lugares:

  • Agência da CAIXA;
  • Caixas de autoatendimento;
  • Casas Lotéricas;
  • Correspondentes Caixa Aqui.
Como sacar o bolsa família

Como sacar o bolsa família

Em alguns casos, ocorre do cartão não ser enviado e, logicamente, as pessoas se assustam com isso. No entanto, no Sistema de Gestão de Benefício – SIBEC a relação dos cartões que não foram entregues está disponível, no item Relatórios. Outro fato importante que as pessoas devem ter conhecimento é que a partir do cartão Bolsa Família, além de sacar o benefício do programa, os usuários também podem consultar e/ou sacar outros benefícios, tais como seguro desemprego, abono salarial do PIS e FGTS.

Regras de utilização

Desde novembro de 2008, beneficiários do Programa Bolsa Família que tinham cartões referentes aos Programas Remanescentes não são mais permitidos a sacar o benefício portando esses cartões. Atualmente, o saque de benefícios só pode ser realizado com o próprio Cartão Bolsa Família, com o cartão da Conta Caixa Fácil ou com guias de pagamento emitidas em qualquer agência da Caixa Econômica Federal – CAIXA.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o Cartão Bolsa Família, não recebeu o seu ou deseja solicitar uma nova emissão do dispositivo, independente do motivo, você deve ligar para 0800-726-0101. A ligação é gratuita.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Comments are closed.