Salário Maternidade


Como o Brasil está passando por em delicado momento político, econômico e social, os benefícios dados pelo Governo acabam sendo ainda mais importantes para ajudar a milhares de pessoas, as quais, não tem nenhuma forma de se manterem sozinhas e por isso, precisam contar com auxílios do Governo. Por isso, é importante conhecer bem todos os auxílios dados pelo governo e saber em qual deles se encaixa o seu perfil. Nesse texto, iremos falar um pouco mais sobre Salário Maternidade, uma forma de auxiliar a integralização da renda das mães trabalhadoras que dão à luz.

Salário Maternidade

Salário Maternidade – Confira o valor e quem tem direito de receber o benefício.

O que é o Salário Maternidade

O Salário Maternidade é um benefício garantido pelo INSS para as mães desempregadas, as quais, trabalhavam com carteira assinada até um ano e meio antes do nascimento do filho, ou seja, se uma mãe ficar desempregado quando estiver tendo um filho, ela vai ter direito a essa ajuda, para poder criar a criança com mais tranquilidade e qualidade de vida.

Para mães que se mantenham empregadas, o salário maternidade é pago pela empresa que a trabalhadora está prestando serviço, durante o período de licença maternidade,

Esse é um benefício importante, pois, muitas mães acabam tendo que criar filhos sozinhas no Brasil, depois que os pais simplesmente somem da vida dos seus filhos e das mulheres. A ausência do pai é algo rotineiro nas relações familiares, principalmente em locais mais pobres, por isso, esse auxilio ganha ainda mais importância.

Quem paga o benefício

Isso vai depender de cada situação, caso você tenha ficado grávida ainda enquanto estava empregada e sua empresa resolva te demitir, é a própria empresa que tem que arcar com os salários e os seus outros benefícios, enquanto você estiver de licença. Isso é algo importante de se lembrar, pois, muitas vezes, essas mulheres grávidas solicitam esse auxilio ao Governo, enquanto que por lei, é a empresa que deve realizar esse pagamento, fique atenta nos seus direitos.

Agora caso você tenha sido demitida antes da gravidez ou tenha pedido demissão, quem paga esse auxilio é o INSS e você deve solicitar esse benefício em alguns locais específicos, como no Poupatempo ou nos serviços sociais do Governo. Lembrando que esse benefício é pago enquanto a licença estiver valendo, que no caso brasileiro, conforme determinado por lei, a licença tem duração de 4 meses, então esse auxilio será de 4 meses.

Após esse prazo, as mamães devem se virar para conseguir um trabalho, pois, o Governo não irá mais conceder esse pagamento.

Valores pagos pelo Salário Maternidade

Outra questão importante é quanto a definição dos valores a serem pagos. Lembrando que conforme determinação do INSS, o valor do salário maternidade segue os mesmos padrões da aposentadoria. Por isso, ele vai variar conforme a faixa salarial de cada trabalhador, indo de 1200 até o teto de R$ 5.189,82.

E aí, vocês já precisaram usar alguma vez esse benefício garantido pelo Governo? Deixem nos comentários suas impressões sobre esse tema e caso tenha alguma dúvida, escreva para a gente, que responderemos assim que pudermos.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Comments are closed.