Tarifa Social de Energia Elétrica

Se você se encontra na pobreza ou extrema pobreza pode contar com essa ajuda do governo federal para ter descontos na energia elétrica. Esse benefício é a Tarifa Social de Energia Elétrica, que tem o objetivo de oferecer descontos na energia elétrica para famílias que não tem condições de se manter.

Entretanto, para participar desse benefício, a família precisa cumprir alguns requisitos necessários. Confira em nosso artigo como cumprir essas regras e ganhar um desconto na sua energia elétrica.

Tarifa Social de Energia Elétrica

Tarifa Social de Energia Elétrica


Como funciona

A família participante deve ser pobre ou estar abaixo da linha da pobreza e ter um gasto máximo de 220 Kwh por mês de luz. Além disso, os beneficiários do programa Bolsa Família e outros programas sociais podem também participar desse benefício.

Com esse programa do governo federal, muitas famílias hoje conseguem manter a conta de luz em dia por causa desse desconto tão necessário para ter acesso a energia elétrica e consumindo de acordo com as suas necessidades.


Quem tem direito

Veja aqui os requisitos necessários para participar do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. É preciso que as famílias sigam todas as exigências mínimas para participar do programa e ter os descontos (é preciso cumprir apenas uma de algumas dessas opções abaixo):

  • A família deve ter uma renda inferior a meio salário mínimo (valor atual);
  • Estar participando do programa Prestação Continuada de Assistência Social;
  • Estar cadastrado no CadÚnico, que é o cadastro único do governo federal;
  • Ter algum membro da família que necessite da energia elétrica para alguma função essencial;
  • Indígenas ou quilombolas que consumam até 50 Kwh por mês e que se enquadram em algum dos requisitos acima também podem ganhar descontos.


Como se Cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica

Se você se encaixa em algum dos requisitos citados acima, você pode se cadastrar no programa Tarifa Social de Energia Elétrica e receber descontos para ter uma energia elétrica com preço justo e de qualidade.

Qualquer cidadão que pedir a participação no programa deve estar inscrito no CadÚnico antes de tudo. Logo em seguida, deve procurar a agência de energia elétrica da sua cidade ou região e pedir o cadastramento. Veja como é simples:

  • Você deve fornecer seu nome completo;
  • Levar um documento oficial com foto, como a identidade;
  • O CPF;
  • Levar o seu número do NIS, que é o número de identificação social ou NB, que é o número do benefício;
  • E por fim o código do local em que será beneficiado.

 Descontos na Tarifa Social de Energia Elétrica

Além dos requisitos que citados logo acima, a família deve ficar atenta quanto ao gasto da energia elétrica para estar incluído no programa e aproveitar dos descontos.

Quanto menos energia a família gastar, maior é o seu desconto. Essa é a melhor forma que o governo federal encontrou para dar um desconto justo para os familiares e incentivar os consumidores a economizarem energia elétrica. Confira:

  • Consumo de até 30 Kwh/mês: desconto de 65%;
  • De 31 a 100 Kwh/mês: desconto de 40%;
  • De 101 a 220 Kwh/mês: desconto de 10%;
  • Acima de 220 Kwh/mês a família não recebe nenhum desconto.

Fique atento quanto ao seu consumo e ganhe cada vez mais descontos para ter uma energia elétrica com preço justo!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

CONTINUE LENDO

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.